Depois de Leandro Castán (Roma), Gilsinho (Sport) e Ramon (Flamengo), mais um corintiano campeão da Copa Libertadores deixa o Corinthians.
Na tarde desta segunda-feira, foi a vez do atacante Willian confirmar a transferência para o Metalist, da Ucrânia.
No Domingo, o gerente de futebol Edu Gaspar já havia notificado a possível saída do atacante e prometeu reposições:
-
É importante deixar bem claro que nós, da diretoria, não estamos
preocupados com desmanche, mas sim com chegada de reforços. A gente
recebe pressão externa de desmanche. O Leandro saiu, foi o único
titular. Gilsinho
e Willian não estavam jogando tanto, e quem sabe a gente não traz
atleta para repor essa posição. Estamos atentos ao mercado, fiquem
tranquilos, a nossa preocupação é manter e reforçar - disse o dirigente
alvinegro.
Crédito da imagem: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
O atacante Willian vai jogar no Metalist no segundo semestre.
Depois de o Corinthians aceitar a proposta feita pelo clube ucraniano, o
jogador também entrou em acordo salarial e deve viajar para a Ucrânia
na próxima semana para assinar contrato. O vínculo tem validade por
cinco temporadas.
O valor da negociação é de US$ 6 milhões, cerca
de R$ 12 milhões. O Timão, porém, não ficará com todo o dinheiro.
Segundo o diretor de futebol Roberto de Andrade, o clube detém apenas
20% dos direitos. O restante está dividido entre o Banco BMG, o
empresário Eduardo Uram e investidores.
Os clubes partem agora
para a parte burocrática da transação. O Timão não deve confirmar a
venda até que a documentação seja assinada. Willian treinou normalmente
neste sábado, no CT Joaquim Grava, mas não viajou com a delegação para o
Recife, onde a equipe enfrentará o Sport, domingo, às 18h30m, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão.
O
Corinthians não terá dificuldades para repor a saída do atacante. Antes
mesmo do acordo ser finalizado, a diretoria já havia contratado
Adilson, do XV de Piracicaba, e Romarinho,
do Bragantino. O último, aliás, ganhou o lugar de Willian no banco de
reservas nos dois jogos da decisão da Taça Libertadores, contra o Boca
Juniors.
Willian, de 25 anos, foi contratado em 2011 pelo Corinthians
após se destacar no Figueirense. O jogador ganhou projeção na campanha
do título brasileiro ao marcar nove gols e ser o vice-artilheiro da
equipe, perdendo apenas para Liedson, com 11. Em 2012, caiu de produção e perdeu espaço no grupo.
Ausência no treinamento coletivo em campo reduzido dos reservas
do Corinthians, nesta sexta-feira, o atacante Willian está em fase
final de negociação com o Metalist, da Ucrância, que formalizou uma
proposta para a diretoria do clube que recentemente se sagrou campeão da
Libertadores.
Reserva da equipe comandada por Tite,
o atacante não treinou justamente para acertar os últimos detalhes da
transferência para o futebol ucraniano, que deve se confirmar até o
final da próxima semana. De acordo com a assessoria do clube, Willian
foi liberado das atividades desta sexta e não entra em campo no domingo,
diante do Sport, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Willian
já havia definido as bases do acordo junto com seus empresários antes
das finais da Libertadores, mas tudo foi mantido em sigilo pelas
diretorias de Corinthians e Metalist. No mesmo dia em que Leandro Castán
se despede dos companheiros para viajar à Itália e acertar com a Roma, o
atacante reserva nem apareceu para concluir a negociação e deixar o
Timão, que só detém 20% do passe e deve ficar com R$ 2 milhões.
O
restante dos valores é dividido entre o Banco BMG, com 50%, o empresário
Eduardo Uram, com 22,5%, e outro grupo de investidores.
O Corinthians realizou na tarde desta terça-feira, no CT do
Parque Ecológico, seu último rachão antes da partida mais importante de
sua história: a decisão da Copa Libertadores da América contra o Boca
Juniors nesta quarta. E, em atividade descontraída, teve golaço de
Ramón, bicicleta de Liedson e até 'Kaká genérico' em campo.
'Olha, aquele ali não é o Kaká?', perguntou a ex-BBB Íris Stefanelli, atualmente repórter da Rede TV,
se referindo ao atacante Willian. 'Ah, não, não é o Kaká, tem as pernas
muito finas para ser o Kaká', continuou, respondendo a si própria.
No
rachão, Willian marcou um dos gols do time de colete, que venceu por
dois a zero. O outro foi feito pro Ramón, de calcanhar, em belo tento
feito pela equipe que trajava coletes laranjas e era liderada pelo
atacante Liedson e pelo zagueiro Chicão. Até Edenilson, recuperado de lesão, participou da brincadeira.
Liedson, aliás, foi um dos protagonistas da atividade. O
atacante quase fez um lindo gol de bicicleta, mas a bola pegou na rede
pelo lado de fora. Mesmo assim, o camisa 9 saiu comemorando pelo
gramado. Seu time venceu por 2 a 0 a equipe formada por Alex, Danilo, Alessandro e companhia.
O
Corinthians precisa de apenas uma vitória simples para se sagrar
campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história. Em caso de
empate contra o Boca Juniors nesta quarta, às 21h50 (de Brasília), no
Estádio do Pacaembu, o campeão será decidido em uma prorrogação e, posteriormente, pênaltis.
Willian tem ficado na reserva do Corinthians nesta temporada
Crédito da imagem: Tom Dib
Veja a matéria na íntegra:
Depois de Leandro Castán,
que acertou a transferência para a Roma (ITA), o atacante Willian é
mais um a deixar o Corinthians após a decisão da Copa Santander
Libertadores, na próxima quarta-feira.
Nos últimos dias, seu
representante, Eduardo Uram, entrou em acordo com o clube ucraniano e os
dirigentes do Timão. A negociação sairá por cerca de 5 milhões de euros
(R$ 12,5 milhões). A proposta do Metalist chegou há cerca de 20 dias e
mexeu com a cabeça do atacante. Sem espaço, ainda mais com a ascensão de
Romarinho, ele viu com bons olhos a saída para o exterior. A proposta financeira era irrecusável, e a diretoria alvinegra deu o aval.
Tudo
já está apalavrado, mas será concretizado apenas após quarta-feira.
Este foi um pedido de Willian, que não quer perder a concentração na
final contra o Boca Juniors.
Vale lembrar que mais quatro
jogadores já têm as saídas definidas após a competição sul-americana: o
zagueiro Felipe, o lateral-esquerdo Ramon, o meia Ramírez e o atacante Gilsinho.
Willian foi afastado da equipe titular quando não vinha jogando bem
A maior indefinição do Corinthians para o clássico de domingo,
contra o Palmeiras, às 16h (de Brasília), está no ataque. Sem marcar
gols há 11 jogos nesta temporada - o último foi no amistoso contra o
Flamengo -, Liedson pode perder sua vaga de titular para Emerson. Sem
confirmar a troca, Tite citou o afastamento de Willian para avisar que
percebe quando um jogador não está rendendo tudo o que pode.
O comandante negou que só esteja cogitando fazer alterações por questões
físicas - Alex, Danilo, Jorge Henrique e o próprio Liedson dependem de
aval do departamento médico para ficarem disponíveis.
'O Willian, por exemplo, teve declínio técnico e saiu. Vai procurar
trabalhar e vai retomar seu rendimento', disse Tite, lembrando que o
camisa 7 sequer foi relacionado para o duelo contra o Cruz Azul, quarta,
pela Libertadores, e também não está entre os concentrados para o
clássico. Ele também citou Alex e Danilo, que já foram sacados por
renderem menos do que o esperado, e avisou que todos correm o mesmo
risco.
Na semana passada, o treinador já havia descartado a chance de escalar
atletas por gratidão - cenário que se enquadra à situação de Liedson,
artilheiro do time em 2011 mesmo com insistentes dores no joelho
esquerdo.
Já na entrevista coletiva que concedeu nesta sexta, Tite deu a entender
em alguns momentos que Emerson está em vantagem na disputa pela vaga. Ao
ser questionado se a melhor forma de resolver a ausência de gols do
camisa 9 é dar a ele uma sequência de jogos, sorriu e foi curto: 'não dá
para afirmar'.
Depois, ao falar sobre as costumeiras boas atuações de Jorge Henrique em
clássicos, acabou elogiando Emerson sem mencionar o nome do camisa 11.
Ele disse que aprecia atletas que 'jogam muito' até contra o último
colocado, citando inclusive o Comercial, último adversário do clube do
Parque São Jorge, sendo que o grande destaque no empate por 3 a 3 foi
justamente o Sheik. 'Isso dá ao atleta credibilidade, isso eu observo
muito'.
Crédito da imagem: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com
Tite não só escalou o Corinthians como também confirmou até os
jogadores que ficarão no banco de reservas do Corinthians na partida
contra o Cruz Azul-MEX, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, pela
Taça Libertadores. O lateral-direito Alessandro e o atacante Willian
estão fora da lista de relacionados.
O primeiro foi liberado para
os treinos com bola depois de se recuperar de um problema na coxa
esquerda, mas ainda requer um melhor condicionamento físico. A tendência
é que ele retorne no clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no
Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.
O titular da posição será
Edenílson, como o treinador mostrou no trabalho tático desta
terça-feira, no CT Joaquim Grava. Weldinho, outro recuperado de dores na
coxa direita, será opção no banco.
- Permanece o Edenílson pelo
bom desempenho. O Alessandro carece de melhores treinamentos. Vamos ver a
evolução para ele se sentir à vontade e ficar à disposição - disse
Tite.
Willian, de acordo com o treinador, não está em um grande
momento técnico e perdeu espaço. O treinador levará para compor o setor
Emerson e Elton. Gilsinho, destaque no empate contra o Comercial, também
foi relacionado, mas será cortado, já que somente 18 jogadores poderão
participar.
- Tudo é questão de momento. O Emerson não saiu por
culpa do técnico, mas, sim, porque se machucou. Tem um pouco dessa lei
do jogo - explicou o técnico.
O Corinthians começa a partida com:
Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf,
Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Liedson.
No banco estarão: Danilo Fernandes, Ramon, Weldinho, Ramírez, Douglas, Emerson e Elton.
Os aplausos recebidos no Pacaembu lotado ao ser substituído no
jogo do título brasileiro, contra o Palmeiras, não foram os únicos
gestos de reconhecimento do bom trabalho feito por Willian na sua
primeira temporada no Corinthians. Na semana seguinte à conquista da
taça, a diretoria do clube do Parque São Jorge acertou o aumento
salarial do atacante ? ele receberá quase o dobro do valor firmado no
início de 2011, mas ainda assim bem abaixo dos R$ 380 mil pagos a
Adriano, o teto de vencimentos do elenco alvinegro.
? Amadureci bastante e ganhei muita experiência neste ano. Sempre
estive aberto a conselhos da comissão técnica e espero que 2012 seja
ainda melhor do que foi este ano ? projetou ele ao Lancenet!.
Animada com as atuações do camisa 7, a cúpula estuda comprar do Banco
BMG 30% dos direitos econômicos do jogador. O negócio é avaliado em R$ 1
milhão. A empresa tem 55%, e o agente Eduardo Uram e um sócio detêm
22,5% cada. Por ter chegado ao Timão com a ajuda do BMG, ele foi
registrado no Coimbra-MG (clube do banco) e repassado ao Timão até o
início de 2016.
? Tivemos muitos atletas no grupo que alcançaram o nível técnico que
esperávamos, como os casos de (Leandro) Castán, de Ralf, Paulinho e
Willian ? declarou ao Lancenet! Edu Gaspar, gerente de futebol, citando
outros atletas que também foram valorizados pelos dirigentes.
Ao lado de Danilo, Willian foi quem mais atuou na campanha do penta
do Alvinegro. Eles participaram de 36 das 38 partidas. O atacante marcou
seis gols e o meia fez três.
Willian foi contratado depois de se destacar pelo Figueirense na
Série B de 2010 e ganhou espaço após a saída de Dentinho para a Ucrânia.
Terminou o ano com 51 jogos e 10 bolas na rede. Em 2012 tem mais!
Confira um bate-bola exclusivo com o camisa 7
Lancenet!: Você se casou no religioso no último dia 10. Como foi a cerimônia, o pessoal do elenco compareceu?
WILLIAN: Foi tranquilo, graças a Deus. Não foi ninguém, todo mundo reclamando que fiz longe só para ninguém poder ir (risos).
Nota da redação: O evento aconteceu em Santa Fé do Sul, cidade no
interior de São Paulo a mais de 640km da capital. Foi no Município que
nasceu Loisy, a esposa do jogador. Como Lua de mel, o casal viajou para
Miami e curtiu cinco dias nos Estados Unidos.
L!: A lua de mel ainda foi mais tranquila com o título brasileiro?
W: Até brincava com a minha esposa que, se não fôssemos campeões, iria
cancelar tudo e não sairia de casa. Deus é maravilhoso, me honrou e
fiquei tranquilo. A tensão do ano é muito grande e passa muita coisa
pela cabeça. Agradecer às pessoas que tiveram do meu lado,
principalmente à minha esposa que sempre esteve ao meu lado.
L!: Aos 25 anos, qual foi o sabor do primeiro título da carreira?
Foi com gostinho de quero mais. Não quero parar (risos). Ganhar é muito bom e a sensação da conquista é inexplicável.
L!: Depois dessa conquista, você jogará a primeira Libertadores...
W: É um sonho, não tenha dúvidas. Como esse ano não tive a oportunidade
de participar, no ano que vem espero estar no grupo do Corinthians para
poder jogar a primeira Libertadores da minha vida.