Mostrando postagens com marcador Itaquerão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Itaquerão. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Obras no entorno da Arena Corinthians começam nos próximos dias, diz secretário

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões em melhorias de mobilidade na região leste de São Paulo
Serão investidos cerca de R$ 500 milhões em melhorias de mobilidade na região leste de São Paulo




O secretário do governo do Estado de São Paulo disse na manhã desta sexta-feira, durante o 4°Fórum das Cidades Sede da Copa do Mundo de 2014, que as obras no entorno do novo estádio do Corinthians começarão nos próximos dias. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 500 milhões em melhorias de mobilidade na região leste de São Paulo.

Estão inclusos no orçamento duas novas avenidas, túneis, o prolongamento da avenida Radial Leste, a construção de novas saídas da estação Itaquera do metrô e do trem, além de viadutos para descongestionar o trânsito na região. Segundo o secretário, "são melhorias necessárias e que trarão inúmeros benefícios a zona leste de São Paulo".

Além dos investimentos, o secretário também falou sobre os programas de trasnporte que ajudarão no fluxo de torcedores para as partidas que serão realizadas na cidade. "Durante a Copa faremos programas que levarão o torcedor diretamente ao estádio, como o trem expresso, que sairá da estação da Luz e seguirá sem paradas até Itaquera", finalizou.


Fonte: Dci

sábado, 21 de abril de 2012

Estádio corintiano ganha primeiros assentos para receber torcedores

As dez primeiras cadeiras estão instaladas
As dez primeiras cadeiras estão instaladas
Crédito da imagem: Divulgação


Dos 48 mil assentos fixos que o futuro estádio do Corinthians terá (serão outros 20 mil provisórios para a Copa do Mundo de 2014), dez foram instalados nesta semana.

Nos próximos dias, o clube vai convocar os dez vencedores da promoção 'Arena Corinthians - Os escolhidos' para conhecerem o local e se tornarem os primeiros a ocuparem lugares na arquibancada.
O concurso foi realizado entre 28 de fevereiro e 9 de março, envolvendo o site oficial do Timão, as redes sociais, a TV Corinthians e o programa Fiel Torcedor. Os vencedores foram selecionados por terem enviado as melhores respostas para a pergunta 'O que você faria para entrar para a história e ser um dos primeiros torcedores a estar na arquibancada da Arena Corinthians?'.

A construtora Odebretch, responsável pelas obras, informou no início da semana que concluiu os trabalhos de relocação dos dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, que passam pelo terreno onde o estádio está sendo erguido.

Dessa forma, o trabalho dos quase 1.700 operários que atuam em três turnos na construção da arena pode seguir sem nenhum empecilho. De acordo com o clube, mais de 32% do projeto já foi executado e a previsão de entrega é dezembro de 2013.


Fonte: Gazeta Esportiva

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estádio - Começa o assentamento de degraus na arquibancada superior do prédio leste

Obras do estádio do Corinthians andam a todo vapor
Obras do estádio do Corinthians andam a todo vapor


Nesta terça-feira (03), a Odebrecht, empresa responsável pela construção da Arena Corinthians, anunciou que as obras do estádio do Timão já estão 30% concluídas. Até aqui, se passaram 10 meses desde que os primeiros caminhões e tratores iniciaram o trabalho de terraplanagem. A nova casa corinthiana será sede do jogo de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014.

A grande novidade do último mês de obras foi o início do assentamento de degraus também na arquibancada superior do prédio leste. Até aqui, foram cravadas 3.550 estacas, executados 611 blocos de concreto, erguidos 186 pilares e assentados 560 degraus (nas arquibancadas inferior e superior do prédio Leste), além de 305 vigas e 1.161 lajes.


Fonte: Site Oficial do Corinthians

sexta-feira, 30 de março de 2012

Vice do Corinthians revela que futura arena terá estátua de 30m de São Jorge

Arquibancadas do estádio do Corinthians sendo construídas
Arquibancadas do estádio do Corinthians sendo construídas


Em entrevista dada ao jornalista Jorge Nicola, do 'Diário de S. Paulo', o vice-presidente do Corinthians, Luiz Paulo Rosemberg, revelou que o futuro estádio em Itaquera terá uma estátua de São Jorge, padroeiro do clube alvinegro. Segundo o dirigente, a iniciativa tentará atrair mais torcedores ao estádio.

'Estamos encomendando uma estátua de São Jorge de 30 metros de altura. Queremos transformar nosso estádio num verdadeiro polo de peregrinação de torcedores corintianos de São Paulo, do Brasil e do mundo', afirmou Rosemberg ao diário, nesta quinta-feira.

A futura arena do Corinthians terá capacidade para 68 mil espectadores, será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 e deve ficar pronto até o final do ano que vem.


Fonte: ESPN

terça-feira, 20 de março de 2012

Corinthians promove inclusão digital nas obras da sua Arena

Obras na Arena Corinthians estão sendo feitas em três turnos
Obras na Arena Corinthians estão sendo feitas em três turnos


O Corinthians está promovendo um projeto de inclusão digital no local das obras da sua Arena, que será a abertura da Copa de 2014. A expectativa é que 400 pessoas sejam capacitadas no 'Caia na Rede'. O programa se inicia nesta terça-feira.

A ideia é dar cursos de computação para familiares dos operários e comunidades da região. Além de noções de tecnologia e ferramentas de internet, os participantes aprenderão princípios de empreendedorismo.

Todo curso será realizado nas instalações do novo estádio. As aulas serão ministradas no período da manhã e da tarde, cada turma com 20 alunos. Filhos e esposas dos funcionários já foram selecionados para dar inícios ao programa.


Fonte: Lancenet

quarta-feira, 7 de março de 2012

"Corinthians terá o melhor gramado do mundo", diz arquitetod



"Corinthians terá o melhor gramado do mundo", diz arquiteto
Projeto do Estádio do Corinthians
Os arquitetos cariocas da CDCA não terão descanso este ano. Em plena segunda-feira, Aníbal Coutinho, autor do projeto da Arena Corinthians, aporta em Itaquera para uma reunião com a construtora Odebrecht. A equipe da CDCA está correndo contra o tempo para atender às demandas da frente de obra, "que avança mais rápido do que o projeto", diz Coutinho.

Na semana passada, Coutinho esteve reunido com a Fifa para discutir detalhes da iluminação e gramado do estádio. Consultores da entidade especificaram tipos de gramado e de iluminação para cada um doz doze estádios, conforme sua localização geográfica. Na área de gramados, os estudos estão sendo preparados por uma empresa irlandesa. A iluminação está sendo estudada em Nova York, revelou o arquiteto.

Aníbal Coutinho disse que as especificações da Arena Corinthians superam --de longe-- as exigências da Fifa. "O Corinthians trabalha para ter o melhor gramado e a melhor iluminação do mundo. E sem aumento nos custos", pontuou o arquiteto.

Fonte: Portal 2014

terça-feira, 6 de março de 2012

Estádio - Obras da Arena Corinthians já avançaram em quase 30%

Quase  30% do estádio do Corinthians já foi construído
Quase 30% do estádio do Corinthians já foi construído

Pouco mais de nove meses após os primeiros caminhões e tratores iniciarem o trabalho de terraplanagem, a Odebrecht, construtora responsável pelas obras da Arena Corinthians, anunciou nesta terça-feira (06/03) que as obras do estádio do Timão já avançaram em quase 30%.

Até aqui, foram cravadas 3.340 estacas, executados 553 blocos de concreto, erguidos 111 pilares e assentados 252 degraus (na arquibancada inferior do prédio Leste), além de 82 vigas jacaré.

Atualmente, 1.430 homens trabalham na construção da Arena Corinthians (1050 no turno do dia, 160 no intermediário e 220 no noturno) e 145 equipamentos estão sendo utilizados.
Fonte: Site Oficial do Corinthians

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Obra dos dutos que passam pelo terreno do estádio do Corinthians acaba hoje

Termina hoje os trabalhos de assentamento dos dutos da Petrobras que passavam pelo estádio
Termina hoje os trabalhos de assentamento dos dutos da Petrobras que passavam pelo estádio


A construtora Odebrecht, responsável pelas obras do futuro estádio do Corinthians divulgou que termina hoje os trabalhos de assentamento dos dutos da Petrobras que passam pelo terreno em Itaquera. As duas linhas foram relocadas para um outro caminho, mais distante da arena.

Mesmo ainda estando no mesmo terreno do futuro estádio, a medida evitará que o avanço das obras afetem as tubulações. Como ainda faltam alguns testes, para confirmar que as novas instalações não têm defeitos, os novos dutos ainda não estão operando.

A suspensão total da operação do transporte dos produtos petroquímicos nos dutos antigos, que serão removidos, deverá ocorrer no dia 1º de março e será feita pela empresa Transpetro, subsidiária da Petrobras.


Fonte: ESPN

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Corinthians finaliza compra de dutos para Itaquera

Operários soldam duto no terreno
Operários soldam duto no terreno
Crédito da imagem: Divulgação


O Corinthians finalizou a compra de todos os dutos que serão utilizados para remanejar a tubulação da Petrobras que passa sob o terreno onde será erguido o seu estádio, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Mais 92 tubos de 22 polegadas foram arrematados por cerca de R$ 650 mil pela SACS, empresa subcontratada para fazer o serviço. A expectativa é que as novas peças cheguem ao canteiro nesta sexta-feira. Até então, os operários trabalham com 84 unidades de 24 polegadas.

O remanejamento foi iniciado em novembro e, segundo a Odebrecht, construtora responsável pela edificação, a operação deve ser finalizada, no máximo, até o dia 15.

Só depois de feita a instalação dos novos tubos é que o material antigo poderá ser removido. A partir daí, a fundação na parte oeste do local será possível.

Segundo Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians e principal responsável pelas negociações que envolvem a Arena Corinthians, toda a remoção custará cerca de R$ 10 milhões. Neste valor estão contabilizados o preço total dos utensílios, a mão de obra e a assistência prestada pela Transpetro, braço de logística da Petrobras. O Timão arcará com esses custos.

O orçamento total da obra gira em torno de R$ 820 milhões, sendo que R$ 420 milhões serão obtidos por incentivos fiscais da Prefeitura, e o restante com financiamento do BNDES. Para bancar esse empréstimo, o clube espera negociar o nome do estádio por R$ 400 milhões ? o anúncio da marca será feito no início de 2012, segundo o ex-presidente Andrés Sanchez, agora licenciado.

Com capacidade para 48 mil pessoas, o estádio contará com 20 mil lugares provisórios para receber a abertura da Copa de 2014. A obra deve ser finalizada no fim de 2013.

 Arena já tem seus primeiros lugares
Quase sete meses depois do início das obras em Itaquera, o terreno recebeu as suas primeiras arquibancadas, localizadas no edifício leste, setor onde a edificação está mais avançada.

De acordo com a Odebrecht, construtora responsável pela obra, todas as vigas das arquibancadas são feitas com peças pré-moldadas de concreto, que são fabricadas no próprio canteiro da Zona Leste de São Paulo.

Até o momento, 2315 estacas já foram cravadas, 448 blocos foram executados e 32 vigas jacaré já foram instaladas no local.

De acordo com o clube do Parque São Jorge, mais de 900 empregos foram gerados por meio da construção do tão sonhado estádio corintiano, que receberá a abertura da Copa de 2014.

Na última quarta-feira, a Odebrecht organizou uma confraternização para os funcionários no terreno. De bermuda e chinelos, o ex-presidente Andrés Sanchez prestigiou o evento.


Fonte: Lancenet

Estádio do Corinthians ganha as primeiras arquibancadas


Arquibancadas do futuro estádio do Corinthians
Arquibancadas do futuro estádio do Corinthians
Crédito da imagem: Divulgação
Após o início da instalação dos tubos da Petrobras, o futuro estádio do Timão ganhou suas primeiras arquibancadas. A construção corresponde às arquibancadas inferiores do edifício leste, setor onde a construção está mais avançada.

As obras do estádio sede da abertura da Copa do Mundo 2014 já estão com mais de 20% de seu total prontas. Segundo a Odebrecht, empreiteira responsável pela obra, as vigas de todas as arquibancadas são feitas com peças pré-moldadas de concreto e fabricadas dentro do próprio canteiro.

Atualmente, já foram cravadas 2.315 estacas, executados 448 blocos e instaladas 32 vigas jacaré. Mais de 900 empregos foram gerados até o momento com as obras.

Fonte: Site Oficial do Corinthians

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Copa 2014 garante a Itaquera R$ 478 milhões em investimentos em obras

Operários jogam futebol na obra do Estádio do Corinthians, em setembro
Operários jogam futebol na obra do Estádio do Corinthians, em setembro
Crédito da imagem: Marcos Ribolli / Globoesporte.com


Assim como em outras regiões do país, o bairro de Itaquera e seus arredores terá o investimento de R$ 478 milhões de olho na infraestrurura para a Copa do Mundo 2014. A sede da abertura da competição precisará evoluir em transporte coletivo, alargamento e revitalização das vias, entre outras intervenções. Ainda assim, só o estádio está orçado em 90% a mais: R$ 820 milhões.

Na última semana, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto lei 535/2011, que prevê planos de melhoramentos viários em duas próximas à futura arena do Corinthians e confirmou que os números não mudaram. Para entrar em vigor, a execução em questão ainda depende de sanção do prefeito Gilberto Kassab (PSD), autor da proposta.

O convênio para a divisão de gastos foi assinado em abril. Serão R$ 345 milhões do governo estadual, e R$ 132 milhões da administração municipal. O local fica a 20 minutos do centro da capital paulista, na Zona Leste. Entre os moradores, há divisão sobre as melhorias na região e empolgação com a visibilidade que a Copa trará, contrastanto com o fato de que Itaquera é considerado um local quieto e que a agitação mudará negativamente a rotina da população.

- As intervenções propostas deverão, além de permitir melhor uso da infraestrutura e do sistema de transporte existente, aperfeiçoar e adequar o sistema viário do entorno, promover uma ocupação confortável para o pedestre e priorizar a acessibilidade por meio do transporte público de massa, compatibilizando elementos de escala local, regional e metropolitana - diz o texto do projeto.

Elogiado pelo arquiteto principal do Comitê Organizador Local (COL), que monitora as obras de estádios e envia relatórios à Fifa, a evolução do estádio é tratada como 'espetacular'. Já são mais de 20% erguidos, com demarcação do campo, centenas de vigas instaladas e início da construção da estrutura das arquibancadas. O prazo para a entrega é dezembro de 2013, mas o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, aposta que em três meses já haverá os retoques finais.

Fonte: Globo Esporte

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Corinthians recusa R$ 220 milhões por naming rights do Estádio do Corinthians

Andrés Sanchez disse que espera R$ 350 milhões pelos naming rights do estádio
Andrés Sanchez disse que espera R$ 350 milhões pelos naming rights do estádio
Crédito da imagem: Edson Lopes Jr/Terra


O Corinthians recusou recentemente uma proposta de R$ 220 milhões de uma empresa pelos naming rights de seu estádio, que está sendo construído em Itaquera, zona leste de São Paulo. A informação é da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o presidente do clube alvinegro, Andrés Sanchez, não está disposto a aceitar um valor inferior a R$ 350 milhões para permitir que uma companhia dê nome ao novo estádio corintiano.

Ainda segundo a coluna, a maior 'suspeita' é que a proposta recusada foi feita pela Emirates, empresa estrangeira de aviação que já batiza o estádio do Manchester City, da Inglaterra. Andrés também aproveitou para comentar a renovação de contrato de Neymar com o Santos e afirmou que, quando o atacante sair do Brasil em 2014 e o time praiano não receber nada, 'vão criticar'. Porém, reiterou que a equipe santista ganhou torcida com a permanência do jogador.


Fonte: Terra

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Obras para remoção dos dutos da Petrobrás são iniciadas em Itaquera

Terreno do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo
Terreno do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo
Crédito da imagem: Nacho Doce/Reuters


A empresa SACS Construção e Montagem LTDA iniciou as obras para a remoção dos dutos da Petrobrás, que passam por baixo do terreno em Itaquera, onde é construído o estádio do Corinthians.

Na primeira etapa, ocorre a soldagem e instalação dos 'tubos camisa', que protegem os tubos por onde passam os produtos da Petrobás. Estes localizam-se onde futuramente serão a entrada de veículos e o estacionamento do lado oeste do estádio.

Na sequência, será feita uma abertura no terreno - uma vala de 40 metros de profundidade - para o novo traçado dos tubos. Só quando houver novos dutos, os antigos serão removidos e a obra no local poderá ser prosseguida. A obra deve terminar em aproximadamente 75 dias - ou seja, apenas na metade de fevereiro de 2012.

O custo da remoção dos dutos, estimado em R$ 10 milhões (R$ 7 milhões para a realocação dos tubos e mais R$ 3 milhões do preço dos novos tubos), será arcado pelo Corinthians e não pela Odebrecht, responsável pelas obras de construção do estádio, que será sede de abertura da Copa do Mundo de 2014.


Fonte: Lancenet

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OFICIAL: Estádio do Corinthians será o palco da abertura do Mundial de 2014

Reprodução do futuro estádio do Corinthians durante a próxima Copa
Reprodução do futuro estádio do Corinthians durante a próxima Copa
O Sport Club Corinthians Paulista acaba de entrar para a história! Nesta quinta-feira (20), a Fifa e o Comitê Organizador da Copa de Mundo de 2014 anunciaram que o estádio do Timão sediará a abertura do Mundial. O evento será realizado no dia 12 de junho de 2014. A partida terá início às 17h.

Além da abertura, a futura casa alvinegra também receberá mais cinco jogos da Copa, incluindo uma das semifinais. O presidente Andrés Sanchez e Ronaldo Fenômeno acompanharam de Itaquera o anúncio oficial. Ambos se mostraram muito emocionados e felizes com a escolha da Ffifa e do COL, assim como todos os demais 30 milhões de loucos!

Parabéns, Nação Alvinegra! A Copa do Mundo é nossa! #ArenaCorinthians2014
Fonte: Site Oficial do Corinthians

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Confirmado: Estádio do Corinthians abrirá a Copa de 2014

Colunas de sustentação do futuro estádio do Corinthians
Colunas de sustentação do futuro estádio do Corinthians
Crédito da imagem: Almeida Rocha/Folhapress
No próximo dia 20 de outubro, às 12h50 (horário de Brasília), o estádio do Corinthians em Itaquera será anunciado como sede da abertura do Mundial de 2014. De acordo com fontes ligadas à Fifa, o anúncio de Itaquera será feito com ressalvas, relacionadas ao andamento das obras do estádio.

A entidade que chegou a avaliar a possibilidade de adiar mais uma vez o anúncio da abertura resolveu cumprir a data como um voto de confiança à construtora Odebrecht, que além do estádio do Corinthians participa da construção de outros três estádios para o Mundial de 2014.

A notícia dada por este blog na semana passada de que Brasília sediará a abertura e Belo Horizonte a final da Copa das Confederações também foi confirmada (leia mais). A grande surpresa do anúncio deverá ser a exclusão de Porto Alegre como sede da Copa das Confederações.

Sem assinar contrato com a Andrade Gutierrez, as obras do Beira-Rio seguem paradas e não há possibilidade de usar a Arena do Grêmio a para realização do torneio-teste em 2013.

A vaga de Porto Alegre deverá ser ocupada pelo estádio do Castelão, em Fortaleza. O Rio de Janeiro, que havia sido apontado em maio pela tevê Globo como a quinta sede escolhida, também pode ficar de fora.

Com o fim do mistério, a entidade espera que cada cidade cumpra com suas obrigações, pois uma mudança nos planos daqui para frente atrapalhará toda logística montada para os eventos de 2013 e 2014.


Fonte: Portal 2014

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estádio do Corinthians começa a ganhar forma

Estádio do Corinthians começando a ganhar forma


O que será o estádio do Corinthians, hoje, já com o contorno e o “gramado”, na parte cinza, de brita.
De outro ângulo, abaixo.

Estrutura do estádio do Corinthians


Fonte: UOL

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Velocidade da obra traz otimismo para antecipar entrega do Estádio do Corinthians

As obras do estádio do Corinthians estão adiantadas
As obras do estádio do Corinthians estão adiantadas


Se o torcedor do Corinthians já estava satisfeito com o fim das polêmicas envolvendo a construção da futura casa do clube, há possibilidade de mais novidades. A velocidade da obra traz a possibilidade de antecipação do prazo de entrega do palco da cidade de São Paulo na Copa do Mundo de 2014.
 
A reportagem apurou que já existe um clima de confiança  em adiantar a finalização da arena em três ou quatro meses. Assim, o estádio de Itaquera poderia ficar à disposição para a inauguração em agosto ou setembro de 2013.

Questionado sobre o assunto, o Secretário Especial de Articulação para a Copa de 2014, Gilmar Tadeu Alves, optou inicialmente por um discurso conservador. "Ainda trabalhamos como prazo de entrega o mês de dezembro de 2013", comentou com exclusividade o representante da prefeitura paulistana, durante evento na Câmara dos Vereadores de São Paulo nesta sexta-feira.

Em contrapartida, o secretário reforçou que o planejamento de Itaquera carrega um precioso adiantamento, deixando a entender que não ficaria surpreso com a antecipação da entrega. "O que posso dizer é a obra tem uma folga para possíveis intercorrências", afirmou Gilmar Tadeu Alves.

Entre os possíveis obstáculos da construção está o período de chuvas do verão, principalmente entre janeiro e março. Mas Gilmar Tadeu Alves não crê em grandes problemas por causa do clima. "Neste período já estará encerrado o processo da terraplanagem (atualmente com 58% da conclusão), então não vejo possibilidade de grandes dificuldades", disse.

Na semana passada, a reportagem já havia antecipado a rápida evolução das obras no estádio em Itaquera. Por isso, a construção das arquibancadas do estádio terá o pontapé inicial ainda em 2011, no mês de novembro.

Pelo último levantamento, a construtora Odebrecht concluiu 12% do projeto. Mesmo com a
velocidade da obra, o estádio de Itaquera segue, por enquanto, fora dos planos para a Copa das Confederações de 2013.








Fonte: Gazeta Esportiva

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estádio do Timão: Mais de 700 estacas já foram cravadas



Imagem do futuro estádio



As obras do futuro estádio do Corinthians seguem a todo vapor. Em menos de quatro meses de construção, já foram cravadas 760 estacas, executados 155 blocos de concreto e instalados 20 pilares.

Seguem em avanço as obras de terraplenagem, drenagem e instalação da fábrica de pré-moldados no canteiro. Mais de 120 equipamentos estão sendo utilizados.

A terraplenagem, inclusive, já alcançou mais de 50% de sua totalidade. O setor Leste já recebeu algumas colunas sobre as quais serão assentadas as estruturas das arquibancadas. As obras da casa alvinegra tiveram início do dia 30 de maio deste ano.

Fonte: Site Oficial do Corinthians

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Itaquerão terá construção das arquibancadas a partir de novembro

Arquibancadas do Corinthians começarão a serem construídas em novembro
Arquibancadas do Corinthians Começarão a Serem Construidas em Novembro


Local escolhido para os jogos da Copa do Mundo de 2014, o futuro estádio do Corinthians aproveita o período sem grandes problemas climáticos pela ausência de temporais e avança as suas obras em Itaquera. O formato da arena terá os primeiros contornos ainda neste ano, com o pontapé inicial da construção das arquibancadas da face leste, situação que deve causar mais ansiedade aos torcedores.
"Em novembro, os engenheiros projetam o início da construção do primeiro bloco de arquibancadas", comentou o Secretário Especial de Articulação para a Copa de 2014 de São Paulo, Gilmar Tadeu Alves, durante evento realizado na Câmara Municipal.

Na exposição para organizações ligadas à juventude, o representante da prefeitura paulistana salientou que a obra alcançou o patamar de 12% da conclusão e ostenta três meses de adiantamento em relação ao cronograma apresentado inicialmente. "A velocidade está boa, é surpreendente o desempenho dos operários. E pensar que há três meses havia um vozerio de descrença", disse Gilmar Tadeu Alves.

Entre as boas notícias no estádio de Itaquera, o Corinthians anunciou a definição da questão dos dutos da Petrobras. O Timão irá assumir o gasto de R$ 30 milhões em uma obra que terá duração de dois meses para resolver o problema. "A solução dos dutos já estava encaminhada com a Transpetro, eu não tenho novidades quanto a isso", destacou o Secretário Especial de Articulação para a Copa de 2014.

Extremamente confiante com o projeto paulistano, Gilmar Tadeu Alves comenta que o futuro estádio do Corinthians demonstra capacidade em trabalhar a autoestima da população de Itaquera, bairro que ainda apresenta grandes problemas econômicos e sociais.

"O estádio do Corinthians será um dos melhores do mundo, não subestimem. A obra parece a Basílica de Aparecida do Norte. As pessoas ficam paradas na Radial Leste olhando para a construção", garantiu o secretário, que foi além ao citar a admiração de alguns fãs em relação ao projeto.

"Os operários brincam que nem vão precisar tirar terra da obra, as pessoas estão indo até lá e levam sempre um pouco da terra como lembrança", emendou Gilmar Tadeu Alves, durante discussão promovida pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) dentro do II Fórum de Debates sobre os Megaeventos Esportivos.

Em conversas com moradores de Itaquera, o secretário da Copa em São Paulo ainda constata a satisfação das pessoas com o processo de valorização dos imóveis da região. "Hoje, vemos pessoas que não querem mais sair de Itaquera, vão reformar as suas casas e permanecer por lá", encerrou.

Fonte: Gazeta Esportiva

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Corinthians assumirá custos da remoção de dutos no futuro estádio

No alto está demarcado o futuro espaço onde passarão os dutos desviados da Transpetro
No alto está demarcado o futuro espaço onde passarão os dutos desviados da Transpetro
Crédito da imagem: Guilherme Tosetto

O Corinthians assumirá todos os custos de remoção e realocação dos dutos da Transpetro, que estão localizados na área onde está sendo construído o estádio do clube em Itaquera. O compromisso foi assumido nesta segunda-feira em reunião no Ministério Público Federal (MPF) que contou com a presença de representantes da Transpetro e da Odebrecht, responsável pelas obras da arena, provável palco da abertura da Copa de 2014.

Ainda não está definido o valor que o Corinthians pagará pela realocação dos dutos. Agora, o clube abrirá concorrência com empresas que poderão realizar o trabalho. Estima-se que o valor total dessa remoção possa chegar a R$ 30 milhões, não necessariamente embutidos nos R$ 820 milhões previstos no orçamento do estádio.

A Odebrecht pode ser a empresa responsável pela remoção dos dutos, mas esta questão não está resolvida. "Como vai ser configurado isso (quem remove os dutos), não sei. Pode ser até a gente", disse ao iG, o gerente operacional da empresa, Frederico Barbosa. A Odebrecht já reservou no canteiro de obras do estádio o espaço por onde passaram os dutos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Corinthians, não há definição sobre como será feito o pagamento da remoção dos dutos e nem quem a fará. Tudo será decidido nas negociações que terão início nos próximos dias. Não estão descartados acordo de permuta, como por exemplo a cessão por parte do Corinthians de patrocínios ou camarotes da futura arena. O contrato com essa empresa deverá ser entregue pelo clube ao MPF. De acordo com o órgão, um termo de definição de responsabilidades será formalizado entre o Corinthians e a Transpetro e deverá ser entregue ao MPF até o dia 23 de setembro.

"Os representantes da Transpetro se comprometeram a repassar ao Corinthians, até o dia 30 de setembro, todos os elementos técnicos necessários para a execução da obra, como projetos de engenharia, diretrizes de projetos, normas, licenças prévia e de instalação concedidas pela Cetesb e autorização de construção concedida pela Agência Nacional de Petróleo", diz a nota do MPF. Também no próximo dia 30 deverá ser entregue ao MPF uma cópia do “Termo de Ajuste” entre o clube e a Transpetro, regulando tecnicamente o processo de remoção e realocação dos dutos.


Fonte: IG