Com o intuito de manter o entrosamento conquistado nas
Olimpíadas de Londres e dar moral àqueles que ficaram com a medalha de
prata nos Jogos, o treinador da Seleção manteve a base da competição e
do amistoso contra a Suécia, no último dia 15 de agosto, em Estocolmo –
Brasil venceu por 3 a 0.
Nesses amistosos em território nacional, a
intenção da CBF é reaproximar a Seleção do povo brasileiro. Até porque
no ano que vem o país será sede da Copa das Confederações. E em 2014,
palco da Copa do Mundo. Ainda este ano, o Brasil faz outro jogo em casa.
Será pelo Superclássico das Américas, dia 19, em Goiânia.
Para as
partidas contra África do Sul e China, o técnico Mano Menezes chamou
goleiros mais experientes. No ataque, Alexandre Pato estaria convocado,
mas acabou fora por causa da lesão muscular na coxa esquerda que o
deixará três semanas fora. Assim, a lista só tem 22 jogadores em vez de
23.
A seleção brasileira inicia os treinamentos para esses
amistosos em casa no próximo dia 3 de setembro, no CT do São Paulo, em
Cotia. No dia 7, a partida será no Morumbi. E logo em seguida, o time verde e amarelo viaja para o Recife, onde encarará a China no estádio Arruda, do Santa Cruz.
Confira abaixo a lista dos convocados:
Adriano (Barcelona) Alex Sandro (Porto) Arouca (Santos) Cássio (Corinthians) Daniel Alves (Barcelona) David Luiz (Chelsea) Dedé (Vasco) Diego Alves (Valencia) Hulk (Porto) Jefferson (Botafogo) Jonas (Valencia) Leandro Damião (Internacional) Lucas (São Paulo) Marcelo (Real Madrid) Neymar (Santos) Oscar (Chelsea) Paulinho (Corinthians) Ramires (Chelsea) Réver (Atlético-MG) Romulo (Spartak) Sandro (Tottenham) Thiago Silva (Milan)
Cássio, com 1.90 metros, disse que sempre pega 1 ou 2 pênatlis
Crédito da imagem: Fernando Dantas/Gazeta Press
Às vésperas do confronto entre Corinthians e Boca Juniors na final da Copa Libertadores da América, o diário argentino La Nación destaca a importância do goleiro corinthiano Cássio caso a decisão vá para os pênaltis.
O
jornal repercute as declarações do próprio jogador, que afirmou sempre
tentar pegar um ou dois pênaltis neste tipo de decisão, sendo que ganhou
mais disputas do que perdeu.
O diário ainda analisou a preparação
do clube argentino para a final, principalmente a situação do
lateral-direito Roncaglia. O autor do gol argentino no primeiro jogo,
que já está vendido para a Fiorentina, conseguiu um acordo com a equipe
italiana para que jogue a decisão.
O atacante Cvitanich também
deve ser relacionado para a partida. O contrato de empréstimo do atleta
com o Boca Juniors se encerrou no dia 30 de junho, mas a equipe
argentina conseguiu prolongar o vínculo com o Ajax para que o jogador
participe da final.
Goleiro ressalta craque do Boca, mas diz que adversário tem outros jogadores perigosos
Crédito da imagem: Fernando Dantas/Gazeta Press
O primeiro contato com o Boca Juniors na primeira final da Copa Libertadores fez Cássio
provar pessoalmente a capacidade técnica de Riquelme. Apesar de não ter
sido vazado por ele, o goleiro corintiano destaca que o camisa 10
argentino é a grande arma do rival.
'Ele é o grande perigo, um
cara fora do normal. É um dos grandes meias do futebol argentino, temos
de tomar cuidado com ele. Tem também o Santiago Silva, que é um atacante
forte, de área, cabeceia e segura a bola. O Mouche é rápido também',
diz.
Apesar de enumerar alguns dos destaques da equipe de Buenos
Aires, seis vezes campeã do torneio continental, o camisa 24 lembra que o
Corinthians passou por outros adversários duros para chegar à decisão,
como o Santos, vencedor da edição passada e que tem em seu elenco o
principal jogador brasileiro na atualidade. 'Pode ser que tenhamos
sorte, mas teve trabalho também. Foi duro chegar até aqui. Passamos por
clubes para os quais diziam que a gente iria cair. O Santos, de Neymar e
Ganso... Tivemos humildade de correr atrás do objetivo', recorda.
Pelo empate por 1 a 1 em La Bombonera, no meio da semana passada, o time brasileiro, comandado pelo técnico Tite, precisará vencer por qualquer placar na quarta-feira, no Pacaembu, para ganhar seu primeiro título de Libertadores. Nova igualdade no tempo regulamentar leva a decisão à prorrogação.
Depois
do treino fechado de domingo, o clube volta a abrir o CT Joaquim Grava à
imprensa na tarde desta segunda-feira, dia em que Tite deve fazer o último treino coletivo. A principal expectativa é saber se o atacante Jorge Henrique estará ou não em campo.
Cássio diz estar preparado caso o jogo vá para os penaltis
Crédito da imagem: Diego Ribeiro / Globoesporte.com
Um empate no tempo normal e na prorrogação entre Corinthians e
Boca Juniors, na próxima quarta-feira, vai levar a decisão do título da
Taça Libertadores para os pênaltis. Se depender do histórico do goleiro
Cassio, o Timão tem grandes chances de levar a melhor caso a disputa
seja decidida nas penalidades.
Acostumado à pressão desses momentos,
Cassio se mostra preparado e relata experiências anteriores para deixar a
torcida corintiana confiante.
Neste sábado, o goleiro treinou
pênaltis com os jogadores reservas e apresentou bom desempenho, pegando
uma cobrança de Willian e acertando o canto em praticamente todos os
chutes.
- Já peguei muitos pênaltis na base do Grêmio, mais ganhei
do que perdi nessas disputas. Sempre pegava um ou dois. Na Holanda
(defendeu o PSV) peguei dois em uma final com o time B. Estou acostumado
a esse tipo de decisão - assegurou Cassio.
O goleiro, porém, não
quer que a disputa chegue até esse ponto. O Timão precisa de uma vitória
simples no tempo normal para conquistar a taça, e Cassio confia no
sistema ofensivo para festejar o título inédito sem a necessidade dos
pênaltis.
- Espero que possamos resolver bem antes do fim do jogo.
Caso contrário, será emoção demais para a torcida. Temos jogadores com
condições de resolver no tempo normal - ressaltou o goleiro.
Titular
desde as oitavas de final da Libertadores, Cassio sofreu apenas dois
gols pela competição - contra Santos e Boca Juniors. Se não for vazado
na próxima quarta-feira, o goleiro poderá comemorar seu primeiro título
em apenas seis meses no clube.
O Corinthians estará na final da Taça Libertadores pela primeira vez em sua história se Cássio não sofrer gols nesta quarta-feira, no Pacaembu.
Motivo mais do que suficiente para a torcida estar confiante na vaga.
Afinal, o goleiro, que assumiu a posição de titular no mata-mata, ainda
não foi vazado na competição.
Engana-se quem pensa que a marca ou a
possibilidade de ser o protagonista da classificação inédita seduzem o
camisa 24. Trabalho e concentração são as palavras mais ditas pelo
corintiano, que vem conquistando os fanáticos com atuações seguras. Em
entrevista ao globoesporte.com, ele revelou o que pensa assim que faz
uma defesa difícil:
- Penso na próxima bola! Já me concentro. Fico
feliz por evitar o gol, mas tento manter a concentração e o foco até o
final. Aí sim, depois que acaba, é hora de comemorar.
Cássio revelou que é a primeira vez na carreira que passa tanto tempo sem levar gols: são 450 minutos na Libertadores. Antes, Julio Cesar já estava invicto há 112 minutos. Uma soma de mais de nove horas e meia, que dá a Tite segurança para defender a vitória por 1 a 0 conquistada semana passada, na Vila Belmiro.
O inesquecível lance contra Diego Souza, no Pacaembu,
encabeça a lista de defesas difíceis e importantes na opinião do
próprio goleiro. Nas quartas de final, o meia do Vasco avançou livre
contra sua meta e bateu no canto, mas Cássio,
já bem adiantado, se esticou e espalmou para escanteio. Se a bola
tivesse entrado, a equipe teria pouco mais de 25 minutos para fazer dois
gols.
Naquele momento, a torcida do Timão foi ao delírio no Pacaembu, como se fosse um golaço de seu atacante. Cássio
sabe que causou euforia, mas, ao contrário da maioria dos jogadores, se
esforça para não ouvir o barulho das arquibancadas. Nada contra, muito
pelo contrário. Tudo em nome da concentração que pode levar o time à
decisão.
- É muito bonita a torcida, uma motivação a mais. Quando
entramos para aquecer já sobe aquela adrenalina. Mas tenho que conter
para ficar bem concentrado. Não posso ficar escutando a torcida. Eles
apoiam do início ao fim, independentemente do resultado, e isso nos
motiva a nos dedicarmos ainda mais por eles - ponderou o atleta, que
cita também uma falta frontal cobrada pelo Emelec e o chute de Juan,
lateral-esquerdo do Santos, na semifinal da Vila Belmiro, como defesas difíceis de seu repertório.
Cássio foi promovido à condição de goleiro titular do Corinthians depois das falhas de Julio Cesar nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta. Antes do jogo contra o Emelec, Tite chamou o jovem de 25 anos e explicou o porquê da substituição.
O esquema tático do comandante, inclusive, é um trunfo para a invencibilidade de Cássio.
No Corinthians, a marcação começa a partir dos atacantes, o que
facilita o trabalho de meio, zaga e, consequentemente, do goleiro.
Principal alvo da gratidão de torcedores e companheiros por fazer da
defesa alvinegra a melhor da história da Libertadores, Cássio prefere agradecer:
-
É o trabalho de todo time, do Julio (Cesar), do Danilo (Fernandes,
terceiro goleiro). Todo mundo se dedica e faz o que o professor pede.
Estou feliz, mas não podemos relaxar. Teremos de jogar muito para
superar o Santos - alertou.
Assim que as atividades foram encerradas no CT Joaquim Grava,
nesta terça-feira (27), os jogadores Ramon e Cássio concederam
entrevista coletiva na sala da imprensa. O goleiro, que fará seu jogo de
estreia nesta quarta-feira (28), contra o XV de Piracicaba, falou sobre
a ansiedade. 'Nós sempre ficamos nervosos na primeira partida, mas o
professor confiou em mim e me deu esta chance. Estou preparado, só tenho
que me dedicar como nos treinos e tudo dará certo', afirmou o arqueiro.
Que completou: 'Só o fato de jogar pelo Corinthians já é uma pressão.
Não podemos escolher quando jogar, toda partida aqui é importante. Estou
preparado e espero fazer um bom jogo amanhã', finalizou.
Ramon
falou sobre a união do elenco. 'A força do grupo está prevalecendo. Nós
buscamos a liderança, o importante é vencer e convencer. Prefiro ganhar
de 1 a 0, mas jogar bem ao invés de fazer 3 a 0 e jogar um péssima
partida', disse o lateral. O jogador também falou sobre como é entrar em
campo pelo Timão. 'É muito importante jogar com a camisa do
Corinthians. A torcida não liga para quem a usa, desde que use com
orgulho e dê o seu melhor', encerrou o atleta.
O goleiro Cássio e o zagueiro Felipe, reforços do Corinthians
para a temporada, tiveram seus contratos inscritos no Boletim
Informativo Diário da CBF e já podem atuar pelo Alvinegro.
Felipe foi contratado pelo Timão junto ao Bragantino, no ano passado.
Como Paulo André se recupera de cirurgia no joelho direito e ficará
fora do time por pelo menos 40 dias, é possível que o reforço corintiano
dispute um espaço na equipe titular.
O goleiro Cássio também chegou ao clube paulista em 2011. Revelado
pelo Grêmio, o jogador tem passagens pelo PSV e pelo Sparta Roterdam,
ambos da Holanda.